Globo de Ouro - A Festa
Antes de tudo, devo lembrar que o Globo de Ouro é o mesmo prêmio que não indicou Crash - No Limite a melhor filme ano passado. É também o mesmo prêmio que nomeou O Aviador como melhor filme, mesmo com Menina de Ouro estando concorrendo com ele. No entanto, é quase impossível conter a euforia dessa que é chama a "melhor prévia do Oscar": o Globo de Ouro.
Essa fama talvez não seja tão creditada por resultados e sim por ser a primeira premiação do ano a ter uma cerimônia tão estrelada e televisionada o que acaba passando uma impressão um tanto superestimada da premiação. Afinal, a "Associação de Correspondentes Estrangeiros" são apenas 90 votantes , enquanto a "Academia de Artes e Ciências Cinematográficas", que concebe o Oscar, são mais de 6.000.
Que óculos estiloso, hein!?
Mas não há como negar que o Globo de Ouro (ou Golden Globe, vulgo, GG) tem seu charme. Eles estão alí, comendo, converssando e se divertindo. Além do mais, a cerimônia esteve especialmente estrelada esse ano: Clint Eastwood, Martin Scorsese, Jack Nicholson, Meryl Streep, Steven Spielberg, Geena Davis, Leo DiCaprio, Arnold Swarasdfsdgkhsgksdh, Tom Hanks, Sharon Stone, Donald Trump. Enfim, a nata de Hollywood.A festa começou bem quando Jennifer Hudson recebeu o prêmio. Ela tava felicíssima e muito emocionada. Achei uma graça a linda Beyoncé Knowles (a "Beyoncé sabe", já dizia o Cássio) chorar. Gostei também de ver a alegria do engraçado Bill Condon (tem uma cara de Gay esse homem, não?).
No entanto, eis a primeira surpresa: Prince leva melhor música. A Beyoncé, coitada, descobre que ficará de mãos abanando já que não tem chances contra a deusa: Meryl Streep.
A segunda surpresa fica por conta da animação Carros. Evidente que o superior A Casa Monstro não venceria, mas esperava que Happy Feet fosse vençer. Mas como é de costume deles, eles não gostam de premiar várias vezes o mesmo filme (Happy Feet já havia ganho Melhor Música), então premiaram esse Carros.
Bom, depois veio Eddie Murphy. Tinha um certo medo de que ele não fosse levar o prêmio (Jack Nicholson e Brad Pitt são nomes de peso), mas tudo aconteceu como se esperava e mais animação na mesa de Dreamgirls.
Mery Streep levou (coitada da Beyoncé) e fez um ótimo discurso de agradecimento. Mas uma das maiores surpresas foi a premiação de roteiro para The Queen. Claro que eu adorei essa premiação já que não favoreçeu nenhum dos grandes "concorrentes" de Dreamgirls na corrida pelo Oscar: Os Infiltrados e Babel.
Mas talvez a grande surpresa estaria por vir: Painted Veil por trilha sonora. Parabéns para o Homero que foi a única pessoa de todas que eu olhei (e olha que eu vi de vários) que apostou nesse filme. Apostava em Babel, mas evidentemente que gostei da "derrota" do filme pois o enfraqueçe.
Em filme estrangeiro, um espetáculo! Steven Spielberg e Clint Eastwood no mesmo palco. Isso é insano. Como a Academia vai perder a chance de indicar esse filme?
Atores e Atrizes tudo dentro dos conformes. Em direção, senti uma certa esperança que Clint Eastwood pudesse vençer (dai Os Infiltrados enfraqueceria ainda mais), mas foi mesmo para o Martin Scorsese.