Tuesday, January 16, 2007

Globo de Ouro - A Festa


Trupe vencedora de Dreamgirls: Annika Noni Rones, Beyoncé Knowles
e Jennifer Hudson.


Antes de tudo, devo lembrar que o Globo de Ouro é o mesmo prêmio que não indicou Crash - No Limite a melhor filme ano passado. É também o mesmo prêmio que nomeou O Aviador como melhor filme, mesmo com Menina de Ouro estando concorrendo com ele. No entanto, é quase impossível conter a euforia dessa que é chama a "melhor prévia do Oscar": o Globo de Ouro.
Essa fama talvez não seja tão creditada por resultados e sim por ser a primeira premiação do ano a ter uma cerimônia tão estrelada e televisionada o que acaba passando uma impressão um tanto superestimada da premiação. Afinal, a "Associação de Correspondentes Estrangeiros" são apenas 90 votantes , enquanto a "Academia de Artes e Ciências Cinematográficas", que concebe o Oscar, são mais de 6.000.


Que óculos estiloso, hein!?

Mas não há como negar que o Globo de Ouro (ou Golden Globe, vulgo, GG) tem seu charme. Eles estão alí, comendo, converssando e se divertindo. Além do mais, a cerimônia esteve especialmente estrelada esse ano: Clint Eastwood, Martin Scorsese, Jack Nicholson, Meryl Streep, Steven Spielberg, Geena Davis, Leo DiCaprio, Arnold Swarasdfsdgkhsgksdh, Tom Hanks, Sharon Stone, Donald Trump. Enfim, a nata de Hollywood.

A expecialmente linda: Kate Winslet.

A festa começou bem quando Jennifer Hudson recebeu o prêmio. Ela tava felicíssima e muito emocionada. Achei uma graça a linda Beyoncé Knowles (a "Beyoncé sabe", já dizia o Cássio) chorar. Gostei também de ver a alegria do engraçado Bill Condon (tem uma cara de Gay esse homem, não?).


Jennifer Hudson e seu Oscar. Digo, seu Globo de Ouro.

No entanto, eis a primeira surpresa: Prince leva melhor música. A Beyoncé, coitada, descobre que ficará de mãos abanando já que não tem chances contra a deusa: Meryl Streep.
A segunda surpresa fica por conta da animação Carros. Evidente que o superior A Casa Monstro não venceria, mas esperava que Happy Feet fosse vençer. Mas como é de costume deles, eles não gostam de premiar várias vezes o mesmo filme (Happy Feet já havia ganho Melhor Música), então premiaram esse Carros.


A extraodinária: Meryl Streep.

Bom, depois veio Eddie Murphy. Tinha um certo medo de que ele não fosse levar o prêmio (Jack Nicholson e Brad Pitt são nomes de peso), mas tudo aconteceu como se esperava e mais animação na mesa de Dreamgirls.


Ela foi indicada. Só que não venceu.
Vocês não preferem uma foto da Hellen Mirren, né?


Mery Streep levou (coitada da Beyoncé) e fez um ótimo discurso de agradecimento. Mas uma das maiores surpresas foi a premiação de roteiro para The Queen. Claro que eu adorei essa premiação já que não favoreçeu nenhum dos grandes "concorrentes" de Dreamgirls na corrida pelo Oscar: Os Infiltrados e Babel.
Mas talvez a grande surpresa estaria por vir: Painted Veil por trilha sonora. Parabéns para o Homero que foi a única pessoa de todas que eu olhei (e olha que eu vi de vários) que apostou nesse filme. Apostava em Babel, mas evidentemente que gostei da "derrota" do filme pois o enfraqueçe.


Eis o homem!

Em filme estrangeiro, um espetáculo! Steven Spielberg e Clint Eastwood no mesmo palco. Isso é insano. Como a Academia vai perder a chance de indicar esse filme?
Atores e Atrizes tudo dentro dos conformes. Em direção, senti uma certa esperança que Clint Eastwood pudesse vençer (dai Os Infiltrados enfraqueceria ainda mais), mas foi mesmo para o Martin Scorsese.

Agora em filme, venceçeram em tese, os favoritos. Dreamgirls era realmente o nome mais certo a levar o prêmio na categoria Melhor Filme de Musical/Comédia, mas eu tinha um medo gicantesco que Little Miss Sunshine ou Borat fosse o venceçor.

Já em Drama, o favorito era Babel, mas acho que no fundo todo mundo acreditava que o vencedor seria mesmo Os Infiltrados. Algumas pessoas diziam que Babel poderia vencer, mas apenas por desencargo de consciência, pois o favorito mesmo era Os Infiltrados. No entanto, Babel levou mesmo perdendo prêmios como: Diretor, Roteiro, Ator Coadjuvante e Trilha Sonora. Incoerente não?
Me parceu que eles premiaram o filme só para que o "campeão de indicações" da noite não saísse de mãos abanando.

Como vocês perceberam, o Globo de Ouro que era para clarear a disputa do Oscar, escureceu mais ainda. Mas não dêem tanta força para esse Babel pois, como eu disse, o Globo de Ouro não é tão certeiro assim. O favorito AINDA é Os Infiltrados, mas se teve algum filme que saiu vencedor dessa noite, esse filme foi: Dreamgirls

11 Comments:

At 4:48 AM, Blogger Wanderley Teixeira said...

Não é tão certeiro mas esse ano pode se quebrar regras estabelecidas nos anos anteriores,em que venceram filmes não vencedores do GG,e até Janeiro muito pode acontecer(acho até que Babel leva o SAG de melhor elenco),Fevereiro pode ser crucial.O que pode pesar contra Babel é sua temática social,amplamente defendida ano passado pelos filmes que concorriam ao Oscar,esse ano eles podem optar por algo mais Hollywood e aí Os Infiltrado(mais enfraquecido) e Dreamgirls podem ser opções...

 
At 4:49 AM, Blogger Wanderley Teixeira said...

Ah!
Cara,suas fotos no meu computador não estão aparecendo...Dá uma checada aí!

 
At 5:01 AM, Blogger Vinícius P. said...

Também achei estranho, as fotos não estão aparecendo aqui (talvez seja algum problema temporário). Bem, em relação ao GG, como você mesmo disse ele "escureceu" ainda mais a disputa para o Oscar. Discordo em alguns pontos. Acho que "Os Infiltrados" saiu bem enfraquecido, já que o prêmio de direção para Scorsese foi o mais óbvio da noite. Ele com certeza deve ganhar o Oscar, mas já tenho minhas dúvidas quanto às reais chances do filme na categoria principal. Acho que quem saiu favorecido foi "Dreamgirls", afinal seus prêmios já eram esperados e ele não fez mais que sua obrigação - quer dizer, a Beyoncé devia ter levado como melhor canção, mas 3 prêmios no GG é um ótimo resultado. Eu adoro "Babel", mas o filme é carta fora do baralho antes mesmo do GG. Vai concorrer a um monte de Oscars, mas só deve ganhar de roteiro e olhe lá. Não achei que premiaram o filme na categoria principal só para ele não sair de mãos abanando, afinal os votantes não tem como saber disso e os prêmios que perdeu já eram esperados - tá bom, nem tanto, mas ao que me parece o roteiro de "A Rainha" é melhor, assim como a trilha de "The Painted Veil". Resumindo, "Os Infiltrados" agora tem que enfrentar "Dreamgirls" no Oscar.

 
At 5:19 AM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Opa Tiago, aqui eh o Léo. Tudo beleza? Então, como tu disse realmente escureceu muito a disputa pelo Oscar. Acho meio improvavel que o Eddie ganhe do jack Nicholson no Oscar. E tmb acho que Dreamgirls não vai muito longe pra filme com a academia. Mas eh so esperar pra ver neh? Eu mesmo não boto muita fé. Eh Helen Mirren em atriz. Acho que a Jennifer Hudson não eh muita certeza. e o Forest Whitaker eh certeza tmb.
Ahh, mesma reclamação dos de cima; nenhuma das fotos do post apareceu aqui. Eh bom dar uma checada nesses link.

Ahh deixa eu te falar. A segunda versão do Prêmio Diário dos Cinéfilos ja está no ar, dessa vez com os meus indicados.. Da uma passada la.
Abraço!!

 
At 11:52 AM, Blogger T. Rodrigues said...

Pronto pessoal. Já arrumei as fotos. Culpa desse IMDB maldito, que tirou as fotos do ar.

 
At 1:02 PM, Blogger João Micuansky said...

Preferia que o globo de ouro tivesse parado nas mãos de Pequena Miss Sunshine, que deve levar o BAFTA de melhor filme.E graças a deus Scorsese levou outro Globo de Ouro.

 
At 1:19 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Opa, cara....ótimo post!
um grande resumo da noite do GG...

ahhh...grande parte das fotos não apareceram...


até a próxima...


flwssss

Rodrigo Mathias

 
At 11:19 AM, Blogger Victor said...

Globo de ouro...hunnnf..
sei lá...achei meio forçado!..enfim..
minha opinião..hehe

abraço cara!

 
At 8:19 PM, Blogger Gustavo H.R. said...

Se teve uma coisa que valeu a pena, essa coisa foi ver grandes astros, estrelas e diretores juntos. É impressão minha ou Kate Kapshaw não estava junto do Mestre?
A disputa ao Oscar só ficou ainda mais em aberto após a vitória de BABEL. Vamos ver o que os SAGs nos dirão.

 
At 3:38 AM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Opa, toh aqui para avisar q os vencedores do PDC já estão no blog...dê uma passadinha lá.


Flwssssssss

Rodrigo

 
At 4:28 AM, Blogger pseudo-autor said...

Para mim, as grandes surpresas do Globo de Ouro esse ano foram, com certeza, Eddie Murphy e Babel como melhor filme. O que levanta uma questão sobre o que será do Oscar.

P.S: Crítica da semana em Claquete (http://claque-te.blogspot.com): Pequena Miss Sunshine, de Jonathan Dayton e Valerie Faris.

Abraços do crítico da caverna.

 

Post a Comment

<< Home