Sunday, January 28, 2007

Voltei e DREAMGIRLS é MUITO BOM!

Passado o choque da não indicação do Dreamgirls a melhor filme, resolvi assisti-lo para ter a minha opinião.
Não é uma crítica embasada ou com argumentos sólidos. É apenas um comentário de quem
acabou de assistir ao filme.

DREAMGIRLS - EM BUSCA DE UM SONHO




Assisti ao Dreamgirls. Eu tenho um fio que transfere a imagem do computador para a televisão. Mas eu nunca baixo filmes para assistir, mesmo com esse fio. Por que? Sou absolutamente contra pirataria. Sinto que quando eu baixo um filme eu estou deixando de contruibuir, de algum modo, com o cinema. Mas esse filme eu esperava taaaanto, que não aguentei. Com a não indicação do filme, ele não pode vencer. Certo? Como ele não vai vencer, o cinema daqui da minha cidade não vai passar (filmes menos "povão" só passam se ganhar Oscar). Então, só assistiria ele em Agosto (quando saíse o DVD) então, resolvi baixar logo e assistir.

Todo mundo diz que assistir a um filme com muuita expectativa é absolutamente "maléfico" ao filme. Nesse caso, a minha expectativa era COLOSSAL. Talvez o filme que eu mais esperei na minha vida. Assisti e.....gostei. Muito bom. Exatamente aquilo que eu esperava. Nem mais e nem menos. O filme é um espetáculo, um show, uma festa. Não tem um dos melhores roteiros do ano. Não tem personagens complexos, dialogos memoráveis ou reviravoltas bilhantes. É um filme espetáculo. Ótimos números musicais. O filme convida o especator a se divertir, entreter, emocionar e cantar durantes as duas horas de duração. Ou seja, se você prefir filmes mais densos, complexos ou "inteligentes", você realmente não verá nada demais nesse filme. Mas eu vi. É um grande musical. Perde pro Chicago pois ele não tem a "crítica a imprensa" que Chicago tinha, mas os números musicais são ainda melhores. Tudo isso dirigido com MAESTRIA por Bill Condon. O seu trabalho aqui é bem mais eficiente que Scorsese em Os Infiltrados. Ele conduz a história com uma enorme competência e nunca, desde do início, (esse termo é meio xulo, mas usarei) deixa a "peteca cair". Os números musicais são quase todos ótimos e muito bem filmados.
Sobre as músicas? Quase todas ótimas. Você certamente passará o dia inteiro cantado-as. Sobre Listen, a tema do filme, eu achei um pouco "jogada" na história. Não tem tanta função. No meio do nada, a Deena começa a cantar e quando termina, o filme continua como se nada tivesse aocntecido. Sem função, entende? Se o Oscar premiar a música que melhor SE LIGA com a trama do filme (parece que, em definição, a categoria premia isso) a premiada seria Patience, já que tem maior relação com a trama.




Senti falta de ver ao trio (as Dreamgirls) em começo de carreira, quando elas se formaram e quando eram crianças (RAY!), isso nos faria torçer mais por elas. Afinal, o filme já começa com elas adultas e mediamente famosas. Mas isso não é muito problema do filme, já que a peça do qual o filme é adaptado, talvez não tenha essa parte. Não gostei muito também do final. Me parece que faltou alguma coisa ali. Me deu a impressão que o Condon olhou no relógio e pensou"Noosa. Já temos duas horas de filme. Vamos terminar agora!". E terminaram.
Falta também um pouco de emoção no filme. Nunca nos envolvemos como devíamos com os personagens e não nos importamos muito com o que o destino aguarda para eles.
O elenco está excelente. Anika ( a esquecida das premiações) está ótima. Keith Robinson também. Beyoncé também está muito bem e consegue encarnar seu persongem. Nunca olhamos para ela e pensamos "Olha a Beyoncé aí". Ela conseguiu se desprender de sua persona, e se entregou ao filme (e olha que ela faz uma cantora no filme!!!). Sobre Jennifer Hudson, ouvi tanto falar dela que me decepcionei um pouco. Ela está ótima, mas esperava um pouco mais.
Ah...a sua afamada apresentação "And I'm telling you I'm not going" (em português: eu estou dizendo para vc que eu não vou embora) me sôou um pouco exagerada. Ela não precisava fazer o escandâlo que ela faz nessa hora do filme.

Resumindo, nada de persoangens excelentes. Nada de muuuita densidade. É um filme espetáculo e sobra para você admira-lo ou não. Eu adimirei.

7 Comments:

At 5:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Pode acreditar que já passei por uma situação parecida com a sua. Quando era um pouco mais novo tinha visto Instinto Selvagem. Como adorei este filme! Depois de muita polêmica, ví que uma continuação iria ser rodada, isso foi em 2001 se não me engano. Ou seja, uma média de cinco anos para aguardar Instinto Selvagem 2. Quando estava no ponto de estrear aqui no Brasil, já fui me preparando com a cara “vai ser o melhor filme do ano!”. Que decepção!
Após este dia eu nunca mais consegui acumular tantas expectativas com uma obra cinematográfica, mesmo sendo filme de pessoas que admiro. Mas fico feliz que gostou de DreamGirls, mesmo que fique perceptível um certo desapontamento em certos setores do filme.

 
At 3:10 AM, Blogger Túlio Moreira said...

O trailer me conquistou. E deu para perceber a tal "maestria" de Bill Condon na direção. Só pelo trailer, já deu pra ver isso. Musicais são assim: ou é bom ou é ruim, ainda não vi um meio termo. E o principal, o desempenho dos atores (apesar de você não ter achado Jennifer Hudson grande coisa) é que segura o resultado final.

abraço!

 
At 4:48 AM, Blogger Museu do Cinema said...

Bom, eu nunca passei por desapontamentos como esse seu, alias, pelo contrário, quem acompanha meu blog viu minha expectativa quanto ao filme Pecados Íntimos, pois quando vi o filme, sexta última, o resultado foi muito melhor do que o esperado.

 
At 9:51 AM, Blogger T. Rodrigues said...

Exato túlio....musical é bom ou ruim..hehehe.não tem meio termo. Ah...quem gostou do trailer, vai gostar do filme....o filme tá bem representado no trailer!

 
At 12:30 PM, Blogger Vinícius P. said...

Vamos lá. Eu gostei de "Dreamgirls", é mesmo um filme MUITO BOM, mas não EXCELENTE. Em termos críticos, seriam 4 de 5 estrelas. Portanto, pra descontrair, aqui vão alguns pontos que gostaria de chamar a atenção:

Pontos positivos: 1) antes de mais nada, a produção técnica. Tudo é muito detalhado e não há como não se encantar com o espetáculo visual. Isso inclui a fotografia, a cenografia e principalmente os figurinos; 2) a trilha sonora. Apesar de uma ou outra música brega, quase sempre ficamos encantados com as canções, seja com Beyoncé em "Listen" ou Jennifer Hudson em "Love You I Do". 3) Eddie Murphy e Jennifer Hudson. Não acho que mereçam todos os prêmios que estão recebendo, mas eles atuam muito bem, Murphy principalmente. Já Hudson tem poucas chances para ATUAR, já que ela CANTA a maior parte do filme, e isso não merece ser premiado, afinal ela é uma cantora (que momento maravilhoso é aquele que ela interpreta "And I'm Telling You, I'm Not Going"!).

Pontos negativos: 1) o elenco. O filme só não é melhor pelas atuações rasteiras da Beyoncé (muito apagada) e principalmente do Jamie Foxx (um total erro para seu personagem). 2) a direção do Bill Condon. Ele poderia ter feito algo digno de Oscar de melhor filme, mas o que vemos na tela é algo "fabricado", muito bom por sinal, mas é difícil encontrar originalidade ali.

No geral, adorei o filme (até me emocionei, sério), mas definitivamente não merecia ser indicado ao Oscar.

 
At 3:15 PM, Blogger Victor said...

Ainda não pude ver Dreamgirls, mas sinceramente, não é meu preferido pra esse ano..mesmo não tendo visto ainda. Gosto de filmes musicais até, e acho que deve ser uma grande produção mesmo, de espetáculo! Mas minha torcida vai para Pequena Miss Sunshine ainda! MAs é claro, assim que der, verei Dreamgirls sem nenhum preconceito!..hehe Tendo, portanto, grandes chances deu achar um grande filme sim!..


ohh..se der, dá uma passada no meu outro blog, que divido com uma amiga!

http://cineirreverencia.multiply.com

valeu! abraço!

 
At 6:28 AM, Blogger Gustavo H.R. said...

Não entendo por que pegaram tanto no seu pé lá. Sua opinião sobre o filme foi colocada com clareza, e nada melhor do que não se desapontar com um filme que há muito aguardava ansiosamente.
Espero gostar do espetáculo também (mas nos cinemas!).

Cumps.

 

Post a Comment

<< Home