Monday, January 29, 2007

Happy Feet - O Pingüim

Eu sei que esse filme estreou há milênios no Brasil, mas o cinema daqui da minha cidade só passou o filme agora. Mas antes, devo avisar que Começa hoje um especial chamado "Celebridade da Semana", no qual eu usarei o espaço à direita, para colocar fotos semanais de profissionais do cinema do qual eu admiro. Essa semana, começo com o meu diretor favorito: Steven Spielberg

(tô até vendo o pessoal me xingar nos comentários...hehehe)

HAPPY FEET - O Pingüim



A idéia que deu origem a esse filme surgiu em 2005; mais exatamente no dia 24 de Junho de 2004, com a estréia de um documentário francês sobre pingüins e sua viagem anual em busca de alimento, chamado “A Marcha dos Pingüins”. O documentário, disponível em DVD no Brasil, obteve um sucesso absolutamente inesperado e foi responsável por uma verdadeira febre nos EUA, onde crianças e adultos ficavam loucos pelos pingüins do filme. O documentário se tornou a segunda maior bilheteria de um documentário na história, perdendo apenas para Fahrenheit 11 de Setembro, e ainda, foi o vencedor da categoria melhor documentário no Oscar do ano passado.

Depois desse imenso sucesso, os produtores de Hollywood resolveram investir nessa improvável e curiosa paixão que nós, humanos, temos por pingüins e financiaram esse Happy Feet – O Pingüim, pena que o resultado seja apenas mediano.

O filme começa com o nascimento de Mano, o pingüim principal. Logo quando nasce, seus pais notam no filhote uma estranha mania de mexer incansavelmente os pés, como se tivesse sapateando. No entanto, Mano não sabe cantar e isso se revela um grande problema, já que é com o canto que os pingüins machos conseguem seduzir as fêmeas. Mas, os seus movimentos com os pés começam a fazer sucesso entre a sociedade de pingüins e, em pouco tempo, grande parte dela começa a imitá-lo. Isso irrita o “chefe” do grupo que decidi expulsar Mano já que acredita que seu “sapateado” é o responsável pela escassez de peixes na região. Não conformado com essa teoria, Mano parte em busca do verdadeiro motivo pelo qual não há mais abundância de peixes.

Em sua primeira metade, o filme apresenta um ritmo bastante irregular e nunca consegue “decolar”. As cenas são quase sempre sem graças e entediantes. Os personagens que nos são apresentados, como exceção do protagonista, não são nada carismáticos e não divertem o espectador, já que suas piadas nunca funcionam.

Já na segunda metade, o filme melhora bastante, e o carisma do personagem principal se sobressai perante os defeitos do filme. É também na segunda metade que o filme faz uma dura crítica a nós, seres humanos, que tratamos o planeta de forma tão irresponsável, sem pensar no desastre ecológico que nossas ações causam.

Mas a maior qualidade desse filme reside em seu brilhantismo técnico. Happy Feet – O Pingüim é sem dúvida alguma o filme de animação mais bem feito da história do cinema. É assustador presenciar o nível de verossimilhança a que a animação digital chegou, tornando os clássicos filmes da Disney, como A Branca de Neve e Cinderela em filmes, apesar de inesquecíveis, absolutamente ultrapassados. O cuidado dos profissionais desse filme em transpor para a tela as feições dos pingüins, o deslizar da neve e das ondas quebrando são de encher os olhos.

Mesmo assim, o resultado final de Happy Feet – O Pingüim é bem inferior a grande parte dos filmes de animação recentes, como Carros, A Casa Monstro e Os Sem Floresta; o que é uma pena.

7 Comments:

At 3:31 PM, Blogger Vinícius P. said...

Apesar de não ser perfeita, acho que "Happy Feet" merece estar entre as melhores animações do ano, junto com "A Casa Monstro" e "Carros". O que mais encantou foi a ótima produção técnica, parece até que estamos vendo o documentário "A Marcha dos Pingüins". É mesmo muito bem feito, mas ainda considero "Carros" melhor quanto à técnica. Não gostei muito de "Os Sem-Floresta".

 
At 9:58 AM, Blogger Victor said...

Ainda não vi Happy feet...mas A Marcha dos Pinguins é realmente sensacional!..Muito comovente!.hhehe
Também não A Casa Monstro, só Carros mesmo..que é um filme legal!
Qto ao Spielberg, relaxe, é um dos meus diretores preferidos também, muita gente o critica, por ser bem famoso já, então acabam vendo tudo isso meio como uma modinha gostar do trabalho dele. Mas, sem dúvida, merece todos os créditos. Tubarão, Contatos Imediatos, A lista de Schindler, ET...filmes que marcaram toda a geração, pela inovação que o Spielberg trouxe, fazendo filmes que tratavam de assuntos pouco feitos antes no cinema, com uma propriedade incrível...tudo isso sem falar de Jurassic Park (que é um filme inovador sim, por todo uma técnica, e por ser um filme de "monstro" muito bem feito pra época. Ainda Minority Report, um graaande filme de ficção. Inteligencia Artificial, Soldado Ryan e outros...
Além de filmes relativamente simples, que ficaram muito divertidos de ser ver, e muito bem acabados tecnicamente, como é o caso de O Terminal e Prenda-me se for capaz...
O único que eu me decepcionei com ele foi A Guerra dos Mundos, final extremamente xoxo...hehehe
Mas tudo bem...o cara é um gênio ainda sim!..hehe
Comento mais qdo vc postar por aqui..hehe

Abraço!

 
At 11:01 AM, Blogger Wanderley Teixeira said...

Happy Feet foi uma das animações mais esperadas por mim,mas de fato em determinados momentos deixa a desejar,dando deataque maior esse ano para Carros.Apesar disso não me contive em ouvir novamente Nicole Kidman cantar.
Achei que o filme naum decolou foi no final...

 
At 11:51 AM, Blogger Alexsandro Vasconcelos said...

Ah, sinceramente!
Happy feet: O Pingüim é o único que merece estar indicado na categoria de Melhor Animação desse Oscar...
A Casa Monstro é uma merda (desculpa o termo), nem sei porquê está aí...
Carros é outro lixo que, não sei porquê, todo mundo fala bem...
Pra mim, Por Água Abaixo e Deu a Louca na Chapeuzinho estariam nessa categoria ao lado de happy fee: O Pingüim...
Aff...
Vai saber o que se passa na cabeça desses homens...

Um Abraço...

 
At 8:25 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Poxa Tiago.... finalmente alguem concordou comigo, alem do Rodrigo... que esse filme não eh a maravilha toda que dizem. Em termos técnicos concordo com vc, eh brilhante, mas em termos de história, tmb concordo com vc... hehehehe
Eu achei o filme bem chatinho. Ja tava querendo que terminasse logo. O que todos mais adoraram no filme, foi uma das coisas que achei mais chatas. Aqueles Pingüins latinos ou sei la o que. os miudinhos.
Pois eh, parabéns pela resenha. concordo em tudo.

Ahh passa la no blog, tem um post exclusivo lah..
Abraço!!!

 
At 11:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Happy Feet é demais, a melhor animação de 2006. Não é uma animação para dar risadas e sim se contagiar com o ritmo e pensar com a história. Diria que é uma animação direcionada para os adultos. Acredito que por este motivo, a expectativa de esperar uma grande animação de humor acabou por decepcionar uma parcela do público.

 
At 3:20 AM, Blogger Unknown said...

Ótima resenha. bastante completa e abranje as principais caracteristicas do filme.

Parabéns.

 

Post a Comment

<< Home