Saturday, February 03, 2007

Scorsese, Diamante, Avril Lavigne e Direito.


Meus diretores favoritos e meu ator favorito juntos?


UPDATE( 5h 00min) :
Martin Scorsese acaba de levar o seu primeiro Director's Guild of America. O prêmio, apesar do vexame desse ano, é um prêmio bastante importante e costuma "coincidir" com a premiação da Academia. Ou seja, será que finalmente, após 8 indicações, Martin Scorsese irá levar o seu tão querido Oscar? Parece que dessa vez não haverá escolha. Scorsese levou o GG e o DGA e possivelmente, levará o Oscar. Só para constar, nos últimos 13 anos (com exeção de Coração Valente) o vencedor do Oscar de melhor filme esteve entre os vencedores do DGA, PGA e o SAG de elenco. Ou seja, nesse ano, em base nessa teoria, a disputa está entre: Pequena Miss Sunshine e Os Infiltrados.

...........................................

Bom, as férias acabaram. Não adianta, elas sempre passam mais rapidamente do que todos nós esperamos. Mas, fazer o que? A vida continua e, no meu caso, de maneira bem diferente. Depois de um desemplo surpreendente bom na VUNESP, começarei a cursar a faculdade do curso de Direito, no Instituto Toleto de Ensino. Espero começar, nessa segunda, com pé direito essa nova etapa de minha vida.
Uma grande novidade dessa semana foi a divulgação da capa do novo CD da minha segunda cantora favorita: Avril Lavigne. Quem não me conheçe muito, talvez não saiba, mas eu vi essa guria linda ao vivo em 2005 e me considero um grande fã dela desde de seu início de carreira, em 2002. Caso você não saiba de quem refiro, é só lembrar daquela música: Complicated. Lembou? Pois é, é ela.
O seu terceiro disco deve ser lançado dia 6 de Abril (dia do meu aniverssário, que coisa não?) e a capa do mesmo é essa:



O primeiro single, Girlfriend, será lançado em março.

Bom, nessa última sexta eu fui ao cinema assistir ao filme Diamante de Sangue. Antes de dizer se eu gostei ou não do filme, vou revelar uma estatística curiosa: desde de Titanic, todos os filmes feitos por Leonardo DiCaprio me agradaram muito. Me refiro à: A Praia, Prenda-me se for capaz, Gangues de Nova York, O Aviador e Os Infiltrados. Gosto tanto desses filmes que, com exeção de Os Infiltrados, tenho o DVD de todos os eles. Essa "sequência" acabou por tornar Leonardo DiCaprio o meu ator favorito, que acabou sendo motivos de muito "descaso" das pessoas, já que elas não botavam muita fé no eterno astro de Titanic. Mas agora, 10 anos depois de morrer congelado no melhor filme de todos os tempos e 3 indicações ao Oscar, Leonardo DiCaprio estrela Dimante de Sangue. Seria esse filme o responssável pelo fim dessa série "unânime" de DiCaprio? A reposta é: Não!

DIAMANTE DE SANGUE

Leonardo DiCaprio, o meu ator favorito mas que só agora
conseguiu o reconheçimento que há muito tempo mereçe.




Em tempos em que a maioria dos filmes são feitos apenas para divertimento e distração, Diamante de Sangue é um exceção. Este filme pertence ao seleto grupo de “filmes denúncia”, que são filmes que além do nos entreter, nos informam e nos alertam sobre algum fato preocupante que ocorre no mundo. Em sua maioria, as denúncias dificilmente chegam a nossos noticiários, ou quando chegam, recebem menos destaque do que deveriam ter.
Em Diamante de Sangue, descobrimos um desumano mercado ilegal de diamantes e armas na África, que enriquece os poderosos, mas mata inocentes moradores. Ou seja, Diamante de Sangue é um ótimo filme ;importante e imprescindível de ser visto.
A trama se situa em um período difícil para o país Serra Leoa, situado no continente africano e que passa por uma difícil guerra civil em razão do mercado de diamantes e de armas naquela região. O país está dividido entre governo, rebeldes e moradores pacíficos. Solomon, interpretado por Djimon Hounsou, pertence ao grupo dos pacíficos, o que não impede sua família ser seqüestrada, e ele, Solomon, ser obrigado a trabalhar como escravo em uma mina de diamantes. Como escravo, Solomon encontra um diamante valiosíssimo e bastante raro; no entanto, nesse exato momento, tropas do governo atacam o lugar e ele, em meio à confusão, consegue esconder o diamante antes de ser preso. Na prisão, Solomon encontra Danny, interpretado por Leonardo DiCaprio, um traficante que tem contato com os poderosos da região. Quando Danny descobre a existência do diamante que Solomon enterrou, se propõe a ajudá-lo a encontrar sua família se o mesmo lhe entregar seu diamante. Solomon aceita, e ambos saem em busca do diamante e da família de Solomon. Durante a busca, a dupla encontra a jornalista Maddy (interpretada por Jennifer Connelly), que os ajudará na busca pelo diamante.
A trama, apesar de parecer confusa, é conduzida com extrema segurança pelo diretor Edward Zwick, o mesmo de O último samurai, que imprime um ar de veracidade ao filme e consegue, como poucos, nos envolver intensamente na trama, de uma forma que sofremos e nos emocionamos juntamente com seus personagens.
No entanto, esse envolvimento não seria possível se o elenco não fosse de primeira linha. Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou ( o mesmo de Gladiador) e Jennifer Connelly (de Uma Mente Brilhante) estão plenamente sincronizados na trama e talvez seja essa sincronia a grande responsável pela qualidade do filme.
Leonardo DiCaprio nos proporciona, talvez, a melhor atuação de sua brilhante, carreira. Não é a toa que o eterno astro de Titanic tenha sido indicado a melhor ator ao Oscar por esse filme. Quem também foi indicado ao Oscar por esse filme, dessa vez, a melhor ator coadjuvante, é Djimon Hounsou, cuja interpretação é repleta de energia e emoção.
Visualmente, o filme é muito bonito. A sua fotografia, realizada pelo brasileiro, Eduardo Serra, é belíssima; e as paisagens africanas são de encher os olhos. Vale destacar também a sua trilha sonora, que ajuda a elevar ainda mais a tensão nos momentos certos.
Apesar de ser um filme engajado, ele não chega a ser maçante, já que apresenta emocionantes e tensas cenas de ação, nas quais presenciamos os brutais ataques de grupos rebeldes à população nativa, que acabam sempre causando dezenas de mortes.
Diamante de Sangue concorre, no próximo dia 25, a cinco Oscars (Ator, Ator Coadjuvante, Montagem, Som e Edição de Som). No entanto, corre o sério risco de sair da maior festa do cinema, de mãos vazias, o que é uma pena, pois aqui está um belo filme.

9 Comments:

At 9:46 AM, Blogger Vinícius P. said...

Martin Scorsese já está com o Oscar nas mãos. Se derem o prêmio para o Eastwood, vai ser o maior erro da Academia em todos os tempos. Quanto à Avril, até que gosto, os dois primeiros discos são bons (mas, falando sério, não gostei muito da capa desse, em relação ao anterior é um retrocesso). Quanto à "Diamante de Sangue", apesar do filme não ter um lado mais "social", o DiCaprio e o Hounsou estão mesmo estupendos. O pior é que eu odiava o DiCaprio depois de "Titanic" (uma péssima atuação, diga-se de passagem), o que só veio a mudar com "Prenda-me se for Capaz" e "O Aviador". Em 2006, com duas ótimas atuações, já o considero com um dos melhores atores dessa geração.

 
At 8:13 AM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

O Scorsese (finalmente e merecidamente) levará sua estatuesta do oscar sem a menor duvida. Sobre Avril, você sabe oque eu acho. Ahh, boa sorte no seu curso de faculdade (direito, hein?!).



Mas então...Sobre o Diamante de Sangue, eu achei mto bom, mas nada demais. Você achou o tema muito interessante, e é realmente. Mas o problema do filme num reside no tema e sim na construção. Um filme basicamente impecável, com um tema tão interessante como esse (ou até mesmo melhor) é sem dúvidas O Jardineiro Fiel (que você odiou de forma "estranha").

Realmente. Não passei por aqui pois estava fora, passando um dias na casa de minha avó.

OBS: Eduardo Serra não é brasileiro. Ele é português.


Rodrigo Mathias

 
At 8:13 AM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

O Scorsese (finalmente e merecidamente) levará sua estatuesta do oscar sem a menor duvida. Sobre Avril, você sabe oque eu acho. Ahh, boa sorte no seu curso de faculdade (direito, hein?!).



Mas então...Sobre o Diamante de Sangue, eu achei mto bom, mas nada demais. Você achou o tema muito interessante, e é realmente. Mas o problema do filme num reside no tema e sim na construção. Um filme basicamente impecável, com um tema tão interessante como esse (ou até mesmo melhor) é sem dúvidas O Jardineiro Fiel (que você odiou de forma "estranha").

Realmente. Não passei por aqui pois estava fora, passando um dias na casa de minha avó.

OBS: Eduardo Serra não é brasileiro. Ele é português.


Rodrigo Mathias

 
At 11:35 AM, Blogger Wanderley Teixeira said...

Primeiro parabéns,pois somos colegas entaum...Estou no quarto periodo e sei q essa fase de adaptação é custosa,mas logo as coisas se ajeitam...Sucesso!
Quanto a Scorsese,agora de fato parece q ele está prestes a pôr as mãos no Oscar,naum diria o mesmo de seu filme...

 
At 4:26 PM, Blogger João Micuansky said...

A única ameaça mesmo para Scorsese é Eastwood, quem a Academia considera o foda, mas eu acho que o pareo de melhor filme está mais disputado por "Pequena Miss Sunshine" e "Letters From Iwo Jima", já que "Os Infiltrados" é um remake.

Até mais.

 
At 12:07 PM, Blogger Victor said...

Scorsese deve levar mesmo o Oscar finalmente!
Maaaas...não me surpreendo se cair nas mãos do Eastwood...veremos!
E eu num sou tão fã assim da Avril..heheh

abraço!

 
At 6:40 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Bom antes de tudo, muito sucesso no curso. Se dedique e estude bastante. Direito exige isso. Quando ao Scorsese, vou ficar na torcida que ele leve o oscar, realmente acho que ele merece. Mas com Eastwood na disputa, nada eh certo pra mim.... Hehehehehe
Quanto à Avril, sou indiferente, não gosto nem desgosto. E quanto ao Diamante de Sangue, eu não gostei muito. achei meio fraco. não me tocou muito
é isso..
Abraço!!!!!

 
At 9:32 AM, Blogger pseudo-autor said...

Diamante de Sangue é realmente um filme entusiasmente. Bom saber que Scorcese finalmente tem tudo para ser reconhecido (afinal, ele fez Táxi Driver, Caminhos Periogosos e Cassino. Precisa dizer mais alguma coisa?). Quanto a Avril Lavigne, não sei, mas acho que nos últimos tempos ele perdeu um pouco do vigor. Ela está naquela fase de achar um modelo definitivo para ela como artista (portanto, está experimentando várias tendências).

Meu outro blog:
(http://cave.zip.net)

 
At 11:04 AM, Anonymous Anonymous said...

Scorsese deve levar finalmente o Oscar para a estante de sua casa. Mas já que o post está falando também sobre Avril Lavigne, o que vocês acham a respeito da participação da atriz no suspense tenebroso The Flock?

 

Post a Comment

<< Home