Sunday, February 25, 2007

Retrospectiva da temporada e APOSTAS FINAIS!!



Ellen DeGeneres, a apresentadora do Oscar 2007.

Chegou a hora de passar a régua na temporada 2006/2007. Antes de tudo, essa temporada acabou sendo a mais importante para mim, já que foi a primeira que eu acompanhei fielmente. Li textos de David Poland, Tom O’Neill, Sasha Stone e entrei em sites especializados, como nunca tinha feito em quase dez anos acompanhando a maior festa do cinema.

O Oscar desse ano tinha tudo para ser de Clint Eastwood. Após vencer como o seu ótimo Menina de Ouro e anunciar que faria dois filmes de guerra sobre o mesmo assunto, só que com visões diferentes, o seu nome voltou a figurar entre os futuros candidatos ao Oscar. O ano começou também com outro franco favorito: Dreamgirls. O musical, gênero preferido da Academia, tinha tudo para conseguir diversas indicações e principalmente, em melhor filme. Mas o tempo passou. Vimos filmes fracassando e filmes surpreendendo. Maria Antonieta foi um dos primeiros a sair da disputa, logo após as vaias em Cannes. Falando em Cannes, as chances de vermos O Código Da Vinci no Oscar foi para o ralo quando o mesmo provocou risos da crítica especializada.

A Conquista da Honra, o primeiro favorito do ano.

Mas o primeiro semestre não foi só decepções. Em Cannes, descobrimos Volver. Almodóvar, após tropeçar com A má educação, estava de volta à a boa forma. Foi também na primeira metade do ano que os primeiros vinte minutos de Dreamgirls foram exibidos. Após a exibição, dois nomes se tornaram boas apostas para o Oscar: Jennifer Hudson e Eddie Murphy.

Foi também na primeira metade do ano que conhecemos Vôo United 93 e também, em pleno verão norte-americano, que o público descobriu um filme simpático, leve e emocionante. Estou falando de Pequena Miss Sunshine. Me orgulho de logo após ter visto o sucesso do filme, ter colocado o filme entre os possíveis candidatos ao Oscar.

Maria Antonieta, o fracasso de Sofia.

O segundo semestre começou e as coisas começaram a esquentar. Um dos nomes mais fortes para a corrida, As Torres Gêmeas, viu suas chances desabar após a recepção apenas mediana dos críticos. Foi Veneza, a mesma cidade que descobriu Brokeback Moutain ano passado, que nos apresentou a maior unanimidade do ano: Helen Mirren. O filme, A Rainha, foi colecionando resenhas entusiasmadas e foi o primeiro filme a se firmar entre os cincos finalistas do ano.


As Torres Gêmeas desabaram junto com as chances de Oscar.

Em outubro, enquanto eu olhava as meninas de biquíni em Porto Seguro, um filme estreava nos Estados Unidos: Os Infiltrados. A crítica ovacionou, o público adorou e o nome de Scorsese voltou a figurar entre os favoritos. Correm boatos que Martin havia “escondido” Os Infiltrados da imprensa, já que não acreditava que esse filme (totalmente contra os princípios da Academia) fosse lhe render o Oscar. Irônico não?

Enquanto isso, Clint Eastwood, bastante confiável que A Conquista da Honra fosse fazer sucesso, resolveu adiar o lado japonês da história, Cartas de Iwo Jima, para o próximo ano. Mas, A Conquista de Honra acabo naufragando nas bilheterias e recebeu uma aceitação apenas morna da crítica. O que Clint fez? Chorou? Não! Voltou atrás e antecipou Cartas de Iwo Jima para esse Oscar.



O Bom Pastor, uma das decepções do ano.

Foi também no segundo semestre que vimos o cinema “latino” se sobressair. Alfonso Cuáron, Guilherme Del Toro e Alejandro González Innarittu começaram a ganhar a atenção da industria com, respectivamente, Filhos da Esperança, O Labirinto do Fauno e Babel.

Por outro lado, a lista de decepções começou a aumentar: O Segredo de Berlim, O Bom pastor e Diamante de Sangue deram adeus ao Oscar. Enquanto isso, a expectativa por trás de Dreamgirls ainda pairava do ar. Será um filme ruim? Será mesmo tudo isso que está prometendo? O filme estreou e recebeu aplausos ao som de gritos “Será o vencedor!”. O público norte americano adorou e Dreamgirls se tornou um dos maiores sucessos do gênero, em todos os tempos.

O Segredo de Berlim, mais uma decepção.

Os prêmios vieram e as dúvidas começaram. O primeiro a confundir a nossa cabeça foi o National Board of Review. O prêmio, famoso por antecipar tendência do Oscar, premiou, surpreendentemente, Cartas de Iwo Jima como melhor filme do ano. Filme que até então estava praticamente esquecido pelos oráculos do Oscar.

Enquanto isso, Hellen Mirren, Forest Wihaker e Martin Scorsese faziam a rapa e não davam chances a ninguém, levando praticamente todos os prêmios. Além, é claro, de Jennifer Hudson. A ex-American Idol veio colecionando diversos prêmios e se tornou a franca favorita ao Oscar.

Em Dezembro, os críticos começaram a divulgar a suas listas de “Os 10 melhores filmes do ano”. Os Infiltrados, A Rainha, Babel,Vôo United 93, Cartas de Iwo Jima, Borat (!), Pecados Íntimos, Pequena Miss Sunshine, O Labirinto do Fauno e Dreamgirls foram os mais queridos.

Bobby, apesar de grande elenco, fracassou.

O Globo de Ouro veio e premiou Dreamgirls e Babel. Para muitos, ambos os filmes estavam mais que garantidos entre os cinco indicados ao Oscar principal. Enquanto Pequena Miss Sunshine, sem nenhum globo de ouro na bagagem, viu as suas chances de levar o Oscar ficarem menores.

No entanto, semanas depois, o sindicato dos produtores e dos atores premiaram Pequena Miss Sunshine. Com isso, o filme era, matematicamente, o favorito ao Oscar.

O fatídico dia das indicações chegou e, UAU, Dreamgirls foi ignorado. No lugar, Cartas de Iwo Jima recebeu a indicação a melhor filme do ano. Em diretor, a ausência dos diretores de Pequena Miss Sunshine pesou contra o filme. Como se não bastasse, o filme não foi indicado a melhor montagem, considerada um categoria importantíssima para o filme que quer ser considerado o melhor do ano.

Por último, o sindicado dos diretores confirmou a expectativa e premiou Martin Scorsese como o melhor diretor e acabou o tornando favorito absoluto ao Oscar.


Mas agora, chega de enrolação e vamos ao que interessa:


PREVISÕES FINAIS AO

OSCAR 2007


Edição de Som: Cartas de Iwo Jima

Acho difícil a Academia, que adora Clint Eastwood, fará com que nenhum de seus filmes leve algum Oscar. Como em todas as outras categorias, a disputa é maior, é bem possível que eles premiem aqui.


Som: Dreamgirls – Em busca de um sonho

Reza a lenda que filmes musicais costumam vencer essa categoria. Foi assim que Ray e foi assim com Chicago. Mas a mesma Academia não indicou Dreamgirls a melhor filme do ano. Será que eles não gostam do filme?


Trilha Sonora: A Rainha

Uma categoria bastante complicada. O compositor de A Rainha, Alexandre Desplat, levou o Globo de Ouro. No entanto, por outro filme: Painted Veil. Talvez premiem aqui pelos dois filmes. A trilha de Babel também corre por fora, mas o fato do compositor ter vencido no ano passado, pesa contra o filme.


Música: Listen, Dreamgirls – Em busca de um sonho

Aqui é uma categoria bastante complicada. Quase imprevisível. Vou apostar no imenso prestígio que a cantora Beyoncé Knowles tem lá nos Estados Unidos. Para mim a música cantada por essa linda morena levará.


Figurino: Dreamgirls – Em busca de um sonho


Umm dos aspectos mais elogiados do filme foi o seu figurino. Para mim, a aposta mais segura aqui, seja mesmo Dreamgirls. Mas não podemos esquecer que uma verdadeira lenda, Milena Canonero, está concorrendo por Maria Antonieta. Vale lembrar a vitória de A Maldição da flor dourada no sindicato dos figurinistas.


Direção de Arte: O Labirinto do Fauno

Aqui a vitória deve ir para o filme mexicano. A sua direção de arte foi bastane elogiada e deverá render ao filme, um Oscar. Dreamgirls tem chances, mas, menores. Pirtas do Caribe, corre por fora.


Fotografia: Filhos da Esperança


Elogiada fotografia assina por Emmanuel Lubezki, não deve encontrar problemas em ganhar nessa categoria. Emmanuel já deveria ter ganho ano passado, como o primoroso trabalho em O Novo Mundo, mas, compensarão esse ano.


Maquiagem: O Labirinto do Fauno


Aqui a vitória também é quase certa. O Labirinto do Fauno deverá levar mais um Oscar para casa. Até porque, seus concorrentes são fracos. Agora, se Click ganhar, será uma surpresa imensa.


Filme de Animação: Carros

Há alguma semanas, o favorito era o chatíssimo Happy Feet. Mas, graças ao bom Deus, Carros tomou a dianteira (hehehe) e deverá levar. Mas se A Casa Monstro, o melhor deles, levar, ficarei muito feliz.


Efeitos Visuais: Piratas do Caribe 2



Aqui não terá jeito. Piratas do Caribe vencerá o Oscar de Efeitos Visuais. Adoraria ver Superman – O Retorno vencendo, mas é improvável.


Edição: Babel

Essa categoria é das mais importantes. Se, por acaso, Os Infiltrados vencer aqui, ele se torna favorito ao prêmio principal. Mas, a vitória deve ser de Babel. A sua trama fragmentada, contada em diversos países e em tempos diferentes, deverá render um Oscar ao filme.


Atriz Coadjuvante: Jennifer Hudson

Ela é favorito desde do meio do ano. Ganhou diversos prêmios, inclusive o sindicato dos atores. Caso perca, será um grande zebra. Para infelicidade de Simon Cowell (jurado que disse “não” para ela no American Idol), ela deverá sair com o Oscar.


Ator Coadjuvante: Eddie Murphy

Começaram a inventar que Alan Arkin será o vitorioso aqui. É possível, mas desde do início do ano que Eddie é o favorito nessa categoria, não entendo como ele não venceria aqui. Há quem diga que sua escrota comédia, atualmente em cartaz, denegriu sua imagem. Duvido.


Atriz: Helen Mirren

God save the queen!


Ator: Forrest Witaker


God save the king!

Começaram a dizer que Peter O’Toole vencerá, afinal, ele nunca levou (com exeção do Oscar honorário). Mas, duvido.


Diretor: Martin Scorsese


Agora vai. Nos veremos livre desse tabu que todos comentam. Mas não custa lembrar que a Academia adora Clint Eastwood e caso Babel tenha emplacado mesmo, as chances de Alejandro (diretor de Babel) levar, são levemente consideráveis.


Filme: Os Infiltrados

Quem acompanha os meus blogs antigos, sabe que eu avisei os leitores das possíveis vitória de Menina de Ouro e de Crash, dias antes da cerimônia. Mas esse ano, antenho a minha aposta que tenho desde 13 de Janeiro. Mas, adoraria ver Pequena Miss Sunshine ou Babel vencendo o Oscar. Para mim, se não for Os Infiltrados, o vencedor será: Babel


No ano passado eu acertei 13, das vinte categorias apostadas. Vamos ver como me saio esse ano. Bom, agora me despeço e desejo a você um ótimo Oscar. Não perca hoje de madrugada, ou amanhã a tarde, os meus comentários sobre os vençedores.

1 Comments:

At 12:41 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Realmente, 2006 foi um ano com pérolas e bombas. Alguns merecem a ressalva como Os Infiltrados, que pode ser considerado um dos melhores filmes dos ultimos 5 anos.

Ahhh, sei lá cara, eu acho que ler esses críticos ai, não tem nada a ver com seguir mais fielmente ao oscar. Eles expõe as opiniões deles, nada mais.

Aliás, O Bom Pastor num é considerado por mim como um das decepções do ano, eu não vi, mas espero muito.

Suas apostas estão bem sensatas, se bem que o Oscar desse ano é mais imprevisivel que qualquer um outro.


Até mais e Boa SOrte

RODRIGO MATHIAS

 

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