Monday, February 19, 2007

Há 5 dias da festa, a dúvida continua.


"Is not only the movie. Is the Oscars"

Em meio a esse pandemônio chamado Carnaval, encontro um tempinho para dar uma atualizada nesse blog. Ok, eu entendo que Carnaval é uma festa tipicamente brasileira e nós, como brazucas, deveríamo honrar essa nossa tradição, tão conheçida no exterior. Mas me diga, caro leitor, existe coisa mais chata que ficar assistindo aqueles intermináveis desfiles das escolas de samba? (acho que até 2001 do Kubrick consegue ser mais interesante). Todo ano abro uma exceção e assisto apenas uma escola, a minha prefrida: Viradoro. Mas de resto, acho tudo uma chatisse interminável e sempre a mesma coisa. No entanto, a minha mãe adora e idolatra e costuma assistir loucamente esses desfiles e eu acabo, por tabela, conferindo um pouco. No entanto, a apuração das notas para escolher a campeã, que acontece sempre na quarta-feira de cinzas, é imperdível. Todo ano assisto e é sempre angustiante ver a disputa, décimo a decimo (litereamente), das escolas de samba. Sem contar, as frequentes brigas que acontecem no final quando uma escola acha que foi unjustiçada.
Bom, mas passando o carnaval, teremos o tão esperado, aguardado e já histórico: Oscar 2007. Histórico? Sim, afinal, qualquer que seja o filme vençedor desse ano, já fará dessa edição, inesquecível. Se a vitória for de Os Infiltrados, a Academia premiará um filme bem aveso ao seus costumes. Caso premiem Pequena Miss Sunshine, a Academia quebraria um tabu de muitos anos de não premiar comédia (ou você considera Shakespere Apaixonado uma comédia?). Se Babel levar, será uma das únicas vezes que um filme tão rejeitado pelo público e pela crítica venha a vençer um Oscar de melhor filme. Se Cartas de Iwo Jima ou A Rainha vençerem, a vitória entraria para a história pelo fato de ser uma enorme zebra.



Mas se colocarmos tudo em pratos limpos, qual seria o filme favorito a levar o Oscar? Há um certo tempo que eu aposto na vitória de Os Infiltrados, no entanto, revi ele ontem e realmente acho bem complicado a Academia premia-lo como melhor filme do ano. Por quê? É um policial cheio de palavrões, tiros, sangue, mortes e por aí vai. Deve-se lembrar também que o filme não foi lembrado na lista de dos 10 melhores filmes, segundo o Amerian Film Institute. Para quem não sabe a importançia do AFI, talvez não se lembre que foi uma enquete, no qual apenas membros do instituto (que também são membros da Academia) no site do instituo (www.afi.com), que nos alertou da possível vitória de Crash - No limite, como melhor filme do ano. Mas será que onda de compensar Scorsese será o suficiente para Os Infiltrados levar também o prêmio de melhor filme do ano? Talvez sim, talvez não.
Na disputa, juntamente com Os Infiltrados, se encontram Pequena Miss Sunshine e Babel. O primeiro, totalmente esqueçido no Globo de Ouro, ganhou forças após levar os prêmios do sindicado dos produtores e dos atores. Mas, o filme é uma comédia e taxada de "bobinha" demais para os padrões acadêmicos. Mas o maior peso contra o filme é a não indicação de seus dois diretores para o posto de melhor direção do ano. Nas últimas décadas, apenas Condusindo Miss Daissy levou o Oscar de filme sem ter sido indicado a diretor. Teríamos um novo caso esse ano? É possível.
Mas o favoristimo mais curioso desse ano está nas costas de Babel. O filme não teve boa aceitação do público (aqui no Brasil está indo até que bem) e boa parte da crítica não aprovou o filme. Além disso, o filme não recebeu nenhum prêmio do sindicato ( premiações muito mais confiáveis que esses Globos de Ouro da vida). Mas, ainda sim, é apontado por muita gente como o favorito ao Oscar. Pessoas como o renomado Tom O'Neil e o crítico de cinema mais famoso do mundo, Roger Ebert (um dos responsáveis pela capanha "pró-Crash" ano passo). Sim, o filme realmente me pareçe ter uma "ar" de Crash pairando sobre a trama e realmente tem cara de filme que surpreende a todos e vençe o Oscar de melhor filme.


Guspindo no prato que vai comer:
"Gente, que estresse. É só um careca dourado"


Meu veredito? Acredito que os três têm chances bastante rasoáveis de levar. Qualquer que seja o vençedor, não me surpreenderia. Adoraria ver Pequena Miss Sunshine levar, afinal, seria uma grande inovação para a Academia premiar um filme tão leve. Mas, custo a acreditar que o filme vá levar o Oscar. Para mim, NESSE MOMENTO, o vençedor será: Babel.

2 Comments:

At 3:42 PM, Blogger Vinícius P. said...

Algumas categorias já têm vencedores certos, mas tentar adivinhar qual será o premiado na categoria principal é muito arriscado. Eu aposto em "Pequena Miss Sunshine", com "Babel" logo atrás. Os votantes podem se empolgar e, além de darem o prêmio de direção para "Os Infiltrados", também o escolher como melhor filme (mas acho que essa é uma possibilidade bastante remota). Estou contanto os dias...

 
At 10:54 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

Hhehehehehhe, sabia que você iria acabar citando 2001 de alguma forma prejudicial aqui no blog por causa daquela discussão sobre o filme.

Ahhh, realmente incerto.

Nunca tive tanta adrenalina, coitado do pancreas, tah fabrincando muito!

RODRIGO MATHIAS

 

Post a Comment

<< Home