Tuesday, February 27, 2007

Oscar 2007 e a vitória de Martin Scorsese.


Desculpem a demora para comentar a cerimônia desse ano. Essa segunda e terça foram dias complicados e bem corridos por aqui. Para vocês terem uma idéia, nem a fita que o Cássio (meu amigo) gravou o Oscar éla TNT (podem dizer o que quiserem mas eu adoro o Rubens) eu fui buscar. Mas, sobrou um tempo e estou aqui para conversar com vocês sobre a festa.

O que acharam? Não tenho como saber qual resposta de vocês, mas acredito que deverão concordar que foi uma boa cerimônia. Um pouco longa, é verdade, mas ainda sim, interessante como todos os anos. A apresentação inicial da Ellen eu não pude ver, mas ao longo da cerimônia eu a achei divertidíssima e pela primeira vez eu pensei “Eles deviam usar mais o mestre de cerimônia durante a festa”. Sinal que, para mim, estava divertido ver as brincadeiras da Ellen com a platéia. A foto tirada por Spielberg foi realmente um grande momento, sem contar a hora em que ela tenta limpar o carpete (morri de rir) e quando ela apresenta um tipo de acessório para guardar o Oscar.


Gostei da idéia da Academia em colocar os figurinos representados no palco. Vocês concordam? Com eles ali, deu para perceber os mínimos detalhes das roupas. Como nunca ninguém tinha pensado em algo assim? Já a brincadeira das “sombras” foi também interessante mas ficará sem graça caso for repetida no ano que vem.

Sobre os vencedores, nada muito significativo. Em filme ganhou Os Infiltrados, apesar de eu discordar com o prêmio, eu o considero Os Infiltrados um belo filme. Mas não gostei muito do resultado, afinal tenho a impressão que os outros indicados eram melhores (não assisti, é apenas uma suposição). Curioso foi que quando todos pensavam que a Academia estava começando a preferir filmes menores, mais intimistas e com menores orçamentos (Menina de Ouro, Crash), ela voltou ao seu “padrão” e premiou um blockbuster e o único sucesso comercial, dentre os indicados. Ou seja, a combinação “crítica + público” ainda pesa na escolha do vencedor.


Em diretor, é evidente que o prêmio dado ao Scorsese foi justo. Mas não por esse filme, mas sim por todos os outros ótimos trabalhos que ele realizou. Se talvez a Academia desse o prêmio para quem fez o melhor trabalho esse ano, o prêmio talvez fosse para Paul Greengrass ou até mesmo Clint Eastwood (o trabalho desse último eu não conferi, mas me parece primoroso). Mas é claro que adorei ver três dos melhores diretores da história entregando o Oscar para esse baixinho e desengonçado homem, chamado Martin Scorsese.


No campo de atuações, nada a reclamar. O trabalho da Helen e do Forest parecem estar acima de qualquer suspeita. Mas devo ressaltar o estranho prêmio para Alan Arkin, como melhor ator coadjuvante. Não gosto muito do trabalho do Eddie em Dreamgirls, é verdade, mas ainda sim, sua atuação rendeu tantas premiações que soou injusta a não premiação dele naquela mais importante: o Oscar. Já Jennifer ganhar, foi muito satisfatório. Ela está, realmente, muito bem no filme. Sua atuação e a música “And I am telling you I’m not going” foram um dos maiores símbolos desse Oscar, logo, nada mais justo que premia-la.

Na parte técnica, os prêmios me pareceram justos. Confesso que considero, aparentemente, a fotografia de Filhos da Esperança melhor do que a do Labirinto do Fauno. Mas, o que posso fazer se a Academia discorda de mim? Em figurino, me senti desapontado com a derrota de Dreamgirls. O figurino do filme é brilhante. No entanto, devo respeitar a ótima Milena, figurinista do Maria Antonieta.



Não gostei também da categoria melhor música. Sou um fã de todas as músicas do Dreamgirls, no entanto, a vencedora foi o tema do documentário do Al Gore. Mas essa premiação me pareceu mais política do que merecida. Eles quiseram dar um Oscar a mais para o documentário, para chamar ainda mais atenção para ele. Quem saiu perdendo com isso? Dreamgirls.
Em animação, prefiro nem comentar o pífio resultado. Happy Feet talvez seja uma das piores animação já feitas em toda a história. Premia-la é algo mais do que injusto. É um absurdo.

No final das contas, o Oscar que prometia emoções fortes, optou pelo resultado mais óbvio e seguro: premiar Os Infiltrados. Não acho merecido, mas não é um absurdo. Mas fico feliz, por uma coisa: há dois anos que eu não acertava o vencedor do prêmio principal. Dessa vez eu acertei e com muita antecedência, já que, no dia 13 de Janeiro desse ano, eu escrevi um post nesse blog titulado: OS INFILTRADOS VAI VENÇER O OSCAR DE MELHOR FILME!



3 Comments:

At 12:05 PM, Blogger Wanderley Teixeira said...

Quanto a melhor música devo discordar de vc.As músicas de Dreamgirls naum fizeram bem ao meu ouvido(teimo em naum gostar do estilo das músicas do filme).A de Uma Verdade inconveniente era para mim a melhor mesmo...Melhor Filme preferia Miss Sunshine,apostei em A Rainha e venceu Os Infiltrados...kkkkkkkkkkkkkkkkk

 
At 7:51 PM, Blogger Diário de Dois Cinéfilos said...

hehehehehe....gostei desse Oscar. Finalmente eu acertei em filme...e desde que vi no cinema já vinha dizendo que seria o vencedor em direção. Filme seria meio dificil, afinal, palavrões - violencia - final bem fora dos padrões.

Realmente, vc comentou sobre a Possivel vitória de Os Infiltrados, se bem que como esse Oscar tava bem nebuloso, vc acabou apostando por ultimo, em seu ultimo post, em Babel.

Bem, ótimo post e parabéns pela colocação do bolão.

Rodrigo Mathias

 
At 8:28 AM, Blogger Gustavo H.R. said...

A melhor coisa do Oscar foi o fato de terem focalizado o Spielberg tantas vezes...
Brincadeira. Foi mesmo uma cerimônia legal e inspirada, diferente do marasmo de anos anteriores.

 

Post a Comment

<< Home